COOPERAÇÃO DOS MISSIONÁRIOS
Além do Dr. A. B. Christie, outros ilustres missionários vieram, em anos subsequentes, a residir na cidade; uns mais, outros menos tempo. Sendo eles: Enete, Dr. T. B. Stover, S. L. Watson, D. Ray Buster, D. Rosalee Appleby e Dr. Entzminger muito ajudaram a Igreja em seus primeiros tempos de atividades.
No período em que aqui residiu o Dr. Wiliam Edwin Entzminger ou seja de 15/07/1928 a 27/10/1929, a Igreja recebeu a valiosa cooperação do extraordinário obreiro, fundador da Casa Publicadora e d’O Jornal Batista, e que aqui faleceu depois de longo e profícuo ministério, e cujo corpo repousa no Cemitério Municipal desta cidade.
Dr. Entzminger, embora não fosse oficialmente o pastor da Igreja, realizava os trabalhos pastorais, dirigindo as sessões, batizando, pregando, oficiando a Ceia do Senhor, tocando harmônio e visitando, além de ter conseguido para a igreja o valioso concurso do então seminarista Ervino Kaschel Júnior, de saudosa memória.
Havendo plano para demolição do prédio onde se reunia a Igreja, esta passou para o velho prédio de três portas, na mesma Rua Paulo Barbosa, onde hoje se ergue o Edifício Rocha. Porém, passado algum tempo, voltou a Igreja para o antigo endereço, uma vez que não se concretizara o plano de demolição.
Ressalta-se à esta altura, o fato de que, no ano de 1932 veio para Petrópolis, assumindo o pastorado da Igreja, o Dr. William Luther Hatcher que, ao lado de sua dedicada esposa, D. Helen, não só auxiliaram no todo do trabalho, mas muito contribuíram para que fosse adquirida a propriedade onde se ergue o atual templo da Primeira Igreja – Rua Paulo Barbosa, nº 95.
Nessa propriedade de excelente localização, havia uma casa que foi adaptada para as reuniões da Igreja. Mais tarde, a mesma foi demolida para construção do atual templo, inaugurado em 3 de agosto de 1952.