COOPERAÇÃO DOS MISSIONÁRIOS

Além do Dr. A. B. Christie, outros ilustres missionários vieram, em anos subsequentes, a residir na cidade; uns mais, outros menos tempo. Sendo eles: Enete, Dr. T. B. Stover, S. L. Watson, D. Ray Buster, D. Rosalee Appleby e Dr. Entzminger muito ajudaram a Igreja em seus primeiros tempos de atividades.

No período em que aqui residiu o Dr. Wiliam Edwin Entzminger ou seja de 15/07/1928 a 27/10/1929, a Igreja recebeu a valiosa cooperação do extraordinário obreiro, fundador da Casa Publicadora e d’O Jornal Batista, e que aqui faleceu depois de longo e profícuo ministério, e cujo corpo repousa no Cemitério Municipal desta cidade.

Dr. Entzminger, embora não fosse oficialmente o pastor da Igreja, realizava os trabalhos pastorais, dirigindo as sessões, batizando, pregando, oficiando a Ceia do Senhor, tocando harmônio e visitando, além de ter conseguido para a igreja o valioso concurso do então seminarista Ervino Kaschel Júnior, de saudosa memória.

Havendo plano para demolição do prédio onde se reunia a Igreja, esta passou para o velho prédio de três portas, na mesma Rua Paulo Barbosa, onde hoje se ergue o Edifício Rocha. Porém, passado algum tempo, voltou a Igreja para o antigo endereço, uma vez que não se concretizara o plano de demolição.

Ressalta-se à esta altura, o fato de que, no ano de 1932 veio para Petrópolis, assumindo o pastorado da Igreja, o Dr. William Luther Hatcher que, ao lado de sua dedicada esposa, D. Helen, não só auxiliaram no todo do trabalho, mas muito contribuíram para que fosse adquirida a propriedade onde se ergue o atual templo da Primeira Igreja – Rua Paulo Barbosa, nº 95.

Nessa propriedade de excelente localização, havia uma casa que foi adaptada para as reuniões da Igreja. Mais tarde, a mesma foi demolida para construção do atual templo, inaugurado em 3 de agosto de 1952.

Dr. Antônio Vieira da Fonseca

Nascido em Portugal, na cidade de Lisboa, no dia 14 de janeiro de 1857, cirurgião dentista e um fervoroso cristão. Em sua casa realizavam um dos primeiro cultos, se tornando um ponto de pregação, onde muitos seminaristas vinham do Rio de Janeiro  e muitas pessoas eram convidadas e evangelizadas.

Dr. Joaquim Nogueira Paranaguá

Nascido no estado de Piauí, na cidade de Corrente, no ano de 1853. Médico, deputado federal e senador do estado do Piauí. Casado com a Srª Therezinha Paranaguá Zander, deram início aos trabalhos de evangelização em Petrópolis, realizando um ponto de pregação na casa do Dr. Antônio Fonseca, dando frutos dessa obra: Srª Ernestina Francioni e Srª Haydée.

Dr. Alonzo Bee Christie e Anna Christie

Americano, nascido no ano de 1876, Kentucky. Converteu-se aos 14 anos de idade em uma igreja metodista. Sua decisão para ser um batista começou quando questionara a forma do batismo de suas irmãs, onde uma fora batizada por imerção e a outra por asperção. Aos 20 anos uniu-se a uma igreja batista, quando abordado por uma senhora que dissera que os batistas  eram batizados por imerção para simbolizar o sepultamento da velha vida. Consagrado ao ministério da palavra no dia 8 de maio de 1902, com 25 anos de idade. Foi o primeiro pastor na PIB Petrópolis e muito cooperou junto de sua esposa, Srª Anna Christie.

Dr. T. B. Stover

O missionário foi diretor geral da Junta da Escola Dominical e Mocidade Batista. Assumiu o pastorado em nossa igreja no fim de 1926 até agosto de 1928.a  a

Dr. Ricardo Jacob Inke

Nascido na Letônia, no ano de 1880. Aos 20 anos veio para o Brasil, foi professor no Colégio Batista do Rio de Janeiro e no Seminário Batista do Sul. Casado com a Srª Sophia Inke. Foi o 6º pastor de nossa igreja entre os anos de 1933 e 1934.

Eduardo Gobira de Souza

O missionário foi um grande evangelísta e pastor em nossa igreja entre os anos de 1935 a 1936.

Emanuel Fontes de Queiroz

Pastor e grande evangelista. Foi o 11º pastor da PIB Petrópolis entre os anos de 1938 a 1949.

Dr. Manoel Avelino de Souza

Pastor de nossa igreja no fim do ano de 52. Foi o 14º líder em nossa igreja.

Dr. Carl Lester Bell

Pastor em nossa igreja entre os anos de 1959 a 1961. Grande foi sua contribuição, levando a um de nossos coros levar o seu nome em homenagem.

Rosalee Appleby

Nascida em 26 de fevereiro de 1895, na cidade de Oxford, Mississipi. Em 1924 deu-se a sua nomeação como missionária. Foi professora do Colégio Batista Mineiro. Contribuiu de forma intensa em nossa igreja sendo líder da União da Mocidade Batista da PIB, onde as reuniões eram realizadas em sua casa por volta de 1932.

Dr. Willian Edwin Entzminger

Grande missionário e um dos fundadores do O Jornal Batista e da Casa Publicadora. Grande foi sua contribuição entre os anos de 1928 e 1929.

Ervino Kaschel Junior

Nascido em Campinas, no dia 13 de outubro de 1909. Grande evangelista e consagrado pastor em nossa igreja.